Personagens da ditadura

Eles continuam sendo heróis?

JOSÉ DIRCEU


Foi líder estudantil, foi preso no XXX Congresso da UNE, já foi deportado para o México e exilou-se em Cuba. Co-fundador do Partido dos Trabalhadores (PT). Foi deputado estadual pelo estado de São Paulo entre os anos 1987 e 1990. Nos anos de 1991,1998 e 2002 elegeu-se deputado federal. Em 2003 tomou posse na Câmara dos Deputados assumiu o Cargo de Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência.

Polêmicas


Após toda essa trajetória de luta pela democracia, fundando um partido de ideologia comunista, José Dirceu, no ano de 2005 foi acusado de participar de um dos maiores escândalos da política nacional, o mensalão. E com isso deixou o cargo e teve seu mandato de deputado federal cassado. Mesmo assim voltou a direção do  PT causando desconforto  e confusão aos membros do partido. No dia 09 de outubro de 2012 foi condenado pelo Supremo tribunal Federal por corrupção ativa, e segundo o ministro do STF, Gilmar Mendes não havia como negar que Dirceu não conhecia o esquema e que também ajudou  na sua estruturação .

FRANKLIN MARTINS


Também foi líder estudantil e guerrilheiro, esteve preso no ano de 1968 e foi liberto na véspera do AI-5. Com a repressão militar, exilou-se para Cuba, Chile e França, e no tempo de seu exílio teve aulas de armamento, explosivo e táticas militares e no país europeu diplomou-se na Escola de Ciências Sociais. É jornalista político e já trabalhou na Rede Globo, comentado no Jornal Nacional e Jornal da Globo. Também trabalhou na Rede Bandeirantes até que em 2007 foi chamado a ser Ministro das Comunicação Social no governo Lula.

Polêmicas


Foi acusado pelo jornalista Diogo Mainardi  de nepotismo e no envolvimento da quebra o sigilo bancário de Francenildo Santos Costa, caseiro do então Ministro da Fazenda, Antônio Palocci.

FERNANDO GABEIRA


Foi militante e participou do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, para pressionar o governo militar a libertar outros quinze políticos presos. Em consequência desse ato, depois de algum tempo foi preso, em 1970. Se exilou no mesmo; ficou dez anos fora do país em várias nações dentre as quais: Chile, Suécia e Itália. Permaneceu mais tempo na Suécia e lá se formou em Antropologia na Universidade de Estocolmo.
Após a  lei da anistia, voltou em 1979 e a partir desse ano voltou como jornalista e escritor lutando pelo fim do regime militar. Em 1986, com  outros intelectuais, funda o Partido Verde Brasileiro (PV). No mesmo ano da fundação, concorreu a eleição para governador pelo Estado do Rio de Janeiro, e em 1989 tentou eleição para Presidência do Brasil. Somente no ano de 1994, se elegeu como deputado federal pelo PV, sendo reeleito em 1998. Em 2002 voltou para o PT onde novamente foi eleito. Em 2006, filiou-se novamente ao PV e foi reeleito como o deputado federal mais votado do  Rio de Janeiro.

Polêmicas


É talvez uma das figuras políticas mais polêmicas, pois defende assuntos considerados tabus como a descriminalização da maconha, o casamento homossexual e a profissionalização da prostituição.
Em 2009 admitiu que usou a sua cota de verba parlamentar de passagens aéreas, possibilitando que terceiros viajassem com verbas de dinheiro público. Em 2010, se candidatou para governador do Rio, perdendo para Sérgio Cabral.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO


 O ex-presidente da República foi professor de Sociologia na USP, e durante o regime esteve exilado no Chile e na França. Voltou ao país no ano de 1968. Em 1980 com o fim do bipartidarismo filiou-se ao PMDB. Tornou-se um dos grandes articuladores das Diretas Já. Em 1985, se candidatou a prefeito de São Paulo, mas foi derrotado por Jânio Quadros. Em 1988 por não ter espaço no PMDB, ajudou a criar o PSDB. Seu reconhecimento nacional veio em 1993, quando era Ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco. Criou o Plano Real que salvaria o país da inflação. Com o êxito do plano, foi o fator fundamental que o faria a ser eleito presidente da República logo no primeiro turno.

Polêmicas


Já Presidente, em 1999 ,conversas gravadas em 46 fitas obtidas pela Folha de São Paulo demonstraram que FHC participou de  uma operação para tomar partido do consórcio no leilão da Telebrás em julho de 1998.
Atualmente é presidente do Instituto Fernando Henrique Cardoso(iFHC São Paulo), fundado em 2004 por ele mesmo, um instituto sem fins lucrativos que pretende reunir a sua obra no Brasil e na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário