quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cenário Musical


QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER”

O cenário musical brasileiro no ano de 1968 foi muito produtivo. Os festivais da canção lançaram músicas, músicos e grandes compositores. Neste emblemático ano, a canção Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores” foi a trilha sonora, o hino da “Passeata dos Cem Mil”. Geraldo Vandré eternizou essa linda canção de coragem e reflexão para as questões políticas e sociais.



RODA VIVA

Roda Viva”, música composta por Chico Buarque, campeão do III Festival Internacional da Canção em 1967. No ano seguinte, foi apresentada uma peça de mesmo nome.


A peça que era dirigida por José Celso Martinez Corrêa e estavam no elenco atores como Marieta Severo  e Antônio Pedro na primeira temporada. Já na segunda, estavam outros atores, dentre eles Marília Pêra. Contava a história de Benedito Silva, mas pra agradar o público adotou o nome artístico de Ben Silver, no contexto da indústria cultural e televisiva em crescimento na década de 1960. E também abordando tudo o que estava acontecendo no momento. A peça foi bastante criticada, pois havia cenas ousadas e palavras de baixo calão. Atores foram agredidos no Teatro Galpão em São Paulo e o estúdio depredado pelo CCC -Comando de Caça aos Comunistas. Após dessa ocorrência, a peça voltou ao cenário gaúcho, mas o elenco voltou a sofrer agressões do CCC e a peça deixou de ser encenada.
 Independente de a peça não estar mais nos palcos e Geraldo Vandré não estar mais no cenário musical brasileiro, as duas canções continuam vivas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário